segunda-feira, 30 de março de 2009

Para quem busca um pouco da sabedoria Hindu



Minha dica hoje tem grande referência com aquilo que perdemos com o tempo, o esquecido. Uma busca pessoal, que muitas vezes levará para um estado em construção, seja ela nossa personalidade, nossa educação, nossa cultura, nossa visão geral do ser humano. Sempre uma visão crítica e de auto conhecimento.
Neste livro cada leitor deve interpretar a sua maneira a leitura que lhe é posta, sendo que é uma leitura que trata Deus como sendo Krishna.
Vivemos em uma cultura cristã. Independente de sua crença é importante ressaltar as mensagens que trazem neste livro, que se tornou sagrado na Índia. É referência como um dos maiores clássicos livros de filosofia e espiritualidade do mundo.
O prazer nos é colocado como obrigação, trabalhamos, estudamos, cuidamos de nossas vidas de forma responsável e temos que desfrutar, ter gozo de tudo isso (mesmo que isso não seja possível).
Este texto te aproxima do mundo de forma leve, suave, te coloca em constante questionamento sobre a natureza, os animais, os apegos materiais que temos (que são muitos) e muitos outros pontos. Uma leitura tomada de simplicidade e caráter humano.
É fantástica a ideia que um livro pode nos trazer de um novo mundo, sendo ele utópico ou não. Não pertence a nossa cultura. Mas, nos é de extrema valia.
Bhagavad-Gita.



Como ele é.

6 comentários:

  1. Bacana sua dica de hoje, pois precisamos ler coisas para estar sempre nos orientando de uma forma q vai nos fazer bem né!!

    vlw...bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Se alguém leu e gostou da dica, prefira a outra edutora que não seja a Martin Claret.

    Boa dica, apesar de eu ser reticente a respeito desta linha filosofica,do ter prazer acima de tudo, mas vale muito como conhecimento e transcedencia.

    Desafinado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela observação, fui um pouco relapsa quanto a este fator. O da Editora Pensamento, é bom, também tem dos Hare Krisnha que leva o tema "Bhagava Gita como ele é" com comentários de Prabhupada que foi o grande mentor do movimento de consciêntização, também é bom. Ambos os livros acessíveis, quanto ao valor de compra.
    Se houver alguma complicação na compreensão do texto, existem livros explicativos. Farei uma pesquisa e volto para informar o melhor.

    Mais uma vez, agradeço ao Desafinado pela observação.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o máximo essa religião. Tanta coisa colorida e tanto misticismo. Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia, adorei seu blog, quando puder visite o meu, companiacinematographica.blogspot
    Bjs e Parabéns
    Emilio

    ResponderExcluir